A correlação entre Eletrônica e Eletricidade

Sabemos que a eletricidade é a ciência que estuda o comportamento e os fenômenos envolvidos com cargas elétricas, sendo utilizada para diversos fatores e encontrada em diversos ambientes, sejam eles em materiais elétricos, no núcleo da terra, nos seres vivos, nos raios e trovões, áreas geográficas, entre outros. 

A eletrônica depende da eletricidade para existir, porém, o mesmo não ocorre ao contrário. Isso mostra que a eletricidade está envolvida nos processos da eletrônica, mas a eletrônica não está envolvida nos processos elétricos.

A Eletricidade e a Eletrônica são áreas coirmãs, mas quais suas diferenças?

Nos circuitos elétricos nós utilizamos a corrente elétrica em seu “estado natural”, sem provocar grandes alterações em suas características. Um exemplo é o circuito que permite acender uma lâmpada em casa. Neste circuito temos um interruptor que deixa a corrente elétrica circular ou não, acendendo ou apagando a luz. Outro exemplo é o aquecimento de uma resistência de chuveiro, em que o nestes circuitos nós simplesmente permitimos a corrente elétrica circular ou não, mas não fazemos grandes alterações nas características dela.

Já nos circuitos eletrônicos nós atuamos sobre a corrente elétrica de forma a obtermos um resultado esperado. Como já citado anteriormente, todo circuito eletrônico é um circuito elétrico, já que a eletrônica depende da eletricidade para existir. Nos circuitos eletrônicos nós utilizamos elementos ativos que tem a capacidade de alterar a intensidade da corrente elétrica segundo um comando externo. 

Circuitos eletrônicos são compostos por componentes de conexão (fios, placas de circuito impresso etc), componentes passivos (resistores, capacitores e indutores) e componentes ativos (transistores, circuitos integrados, diodos, válvulas eletrônicas etc). Alguns exemplos de circuitos eletrônicos que fazem parte do nosso cotidiano são: rádio, celular, televisão, tablet, entre outros.

Ainda possui dúvidas sobre a diferença entre Eletrônica e Eletricidade? 

Acesse nosso material de apresentação para saber mais!

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*