O que tem de tão inovador no Sistema de Ensino Edubot?

A tecnologia está cada vez mais tomando conta dos meios de comunicação. O uso de computador e celulares é quase indispensável, estar conectado na internet faz parte da nossa rotina e é assim que obtemos mais informações, podemos conversar com pessoas de todo o globo e também encontramos novos meios de aprendizagem e conhecimento.

As metodologias de ensino tradicionais há muito tempo deixaram de atender às demandas da sociedade emergente, sendo assim, destaca-se a importância de uma ressignificação dos espaços de ensino, para que os alunos acompanhem as mudanças do mundo.

Assim, as novas alternativas e metodologias de ensino, impulsionadas pelas Tecnologias de Informação Comunicação (TICS), surgem para facilitar o ensino-aprendizagem do aluno e professor, como uma complementação curricular em sala de aula em todas as modalidades de ensino.

Mas, qual o diferencial deste método além do uso de aparelhos eletrônicos?

Seu principal objetivo é estimular professores e estudantes a vivenciarem experiências que relacionam teoria e prática, não necessariamente com o uso de computador, criando sempre situações didáticas variadas, de forma que exercitem o raciocínio lógico, o trabalho em equipe, a organização do pensamento, a habilidade de identificação e resolução de problemas, identificação de padrões e sequências, criação de algoritmos e formulação de testes para encontrar e solucionar erros, redução do geral para o específico e expansão do específico para o geral. 

Trazendo os benefícios das Metodologias Ativas para dentro da sala de aula, outro objetivo é a transformação na forma de conceber o aprendizado, ao proporcionar que o aluno pense de maneira diferente, e resolver problemas conectando ideias que em princípio parecem desconectadas, sendo elas autonomia, aptidão em resolver problemas, colaboração, confiança, protagonismo, senso crítico, aprendizado envolvente, empatia, responsabilidade e participação.

Em suma, incentivar a construção do Pensamento Computacional traz a possibilidade de proporcionar a crianças e jovens o desenvolvimento de competências e habilidades para lidar com as demandas do século XXI.

E na prática, como os educadores executarão esse método?

A evolução da integração das TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) ao currículo vem acontecendo de maneira tímida no Brasil. Apesar de já existirem profissionais formados, ou se especializando na área de ensino de Computação ou Informática educativa em nível de graduação e pós-graduação, nem todas as escolas possuem um profissional dedicado a trabalhar essas temáticas na Educação Básica. Assim, nosso material também foi pensada para despertar no professor, de qualquer área do conhecimento, a percepção de que é capaz de utilizar o Pensamento Computacional na sua prática docente, relacionando-o com situações reais do cotidiano de seus alunos e utilizando a infraestrutura que possui para trabalhar e com alguns poucos equipamentos adicionais de custo menor que um laboratório tradicional de informática.

Ainda possui dúvidas sobre nosso método de ensino? 

Acesse nosso material de apresentação para saber mais!

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*