O que é Cultura Digital?

A tecnologia e a internet mudam diariamente a maneira como trabalhamos, nos comunicamos, agimos… muda a forma como vivemos e interagimos com o mundo todo. Essas mudanças em nossas práticas sociais que transformam a maioria dos aspectos em nossa vida é o que chamamos de CULTURA DIGITAL.

Para facilitar o entendimento é só você pensar em como nos comunicávamos com outros países ou continentes há 100 anos. Era possível falar com qualquer pessoa na rapidez em que falamos hoje? As pessoas ficavam sabendo das notícias de todos as partes do planeta tão rapidamente e com apenas um clique? Claro que não!

A rapidez que o digital nos confere hoje traz inúmeras possibilidades e oportunidades, mas também nos traz muitos desafios, sejam eles econômicos, sociais ou até EDUCACIONAIS!

É importante ressaltar que o conceito de cultura digital não teria surgido sem a criação das Tecnologias de Informação e Comunicação, também chamadas de TICs.

TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação

As TICs são todos os conhecimentos e ferramentas que usamos para fazer a informação percorrer o mundo todo. Obviamente foi a chegada da internet que possibilitou à sociedade o acesso a essa chuva de conteúdos. Dá para listar aqui algumas das inovações e invenções que certamente você conhece e que nos fizeram chegar ao ponto em que estamos hoje:
– tablets;
– computadores;
– comércio eletrônico;
– correio eletrônico;
– busca online.

O que mudou na educação com a Cultura Digital?

O tema ganhou grande ênfase na área da educação com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que contempla a Cultura Digital.

Essa mudança leva em conta todo o contexto comentado acima, além de considerar que a participação e engajamento das crianças e adolescentes no meio digital é alvo importante de atenção e cuidado.

Isso traz para a escola e o professor grandes desafios na formação dessas novas gerações, sendo necessário mudar e reinventar os modelos de promover a aprendizagem, interagir e compartilhar.

Hoje, a maioria dos professores não recebe um guia ou manual ensinando como aplicar a cultura digital em suas aulas, tornando o trabalho ainda mais árduo.

É por isso que a Edubot nasceu! Para ajudar escolas e professores a levarem a cultura digital até a sala de aula usando robótica e incentivando o pensamento computacional desde os primeiros anos de estudo dos alunos.

Saiba como ensinar Cultura Digital em sua Escola:

Mas afinal, o que é pensamento computacional?

O termo, que ganha cada vez mais espaço, é bem simples de ser entendido essa maneira de pensar e resolver problemas e precisa ser introduzido à criança já nos primeiros anos de estudo. Entenda:

Share this Post