PAR4 e as Tecnologias Educacionais

O PAR é um planejamento plurianual da educação que todos os entes federativos precisam fazer para receber apoio técnico e financeiro da União para melhorias na educação básica pública. No PAR 2021/2024 serão abertas novas iniciativas para captação de recursos federais para melhorias na educação básica. A resolução 04/2020 de 04 de maio de 2020, traz 25 iniciativas que serão contempladas na etapa de planejamento do PAR, algumas específicas para Tecnologias Educacionais. 

Para que os Municípios possam ter acesso essas tecnologias educacionais, eles devem fazer parte do Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC) e terem elaborado seus planos locais de inovação. Será inútil colocar esses recursos no PAR sem antes terem elaborado seus planos, eles não terão projetos aprovados no PAR4. O CIEB (Centro para Inovação na Educação Brasileira) elaborou uma nota técnica sobre como elaborar esses Planos Locais de Inovação, que pode ser acessado clicando na imagem abaixo:

O que é o Programa de Inovação Educação Conectada(PIEC)?

O Programa de Inovação Educação Conectada do Ministério da Educação tem o objetivo de apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade, por via terrestre e satelital, e fomentar o uso de tecnologia digital na Educação Básica. 

Para isso, o Programa foi elaborado com quatro dimensões: visão, formação, recursos educacionais digitais e infraestrutura que se complementam e devem estar em equilíbrio, para que o uso de tecnologia digital tenham efeito positivo na educação. 

A realidade brasileira é um desafio para as metas do programa que pretende capacitar profissionais, oferecer conteúdo digital às escolas, investir em equipamentos físicos para a conexão e apoiar técnica e financeiramente escolas e redes de ensino.

O Sistema de Ensino em Cultura Digital da Edubot pode ser adquirido com recursos do Programa Educação Conectada?

Através do PAR4, na etapa de planejamento, será possivel incluir na Iniciativa 13, de Equipamentos de TI o ítem Solução Pedagógica para implantação de Róbótica Educacional, portanto, sim, é possível adquirir os laboratórios e os materiais didáticos do sistema Edubot através deste programa. 

Mas, é preciso lembrar, que tudo dependerá de um planejamento bem realizado e isso devera constar no Plano Local de Inovação, assim, caso precise de ajuda, procure nossa equipe comercial que poderemos realizar alguns orçamentos para subsidiar esse planejamento.

Share this Post